top of page
Como a Joga trouxe mais eficiência para o dia a dia da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF)
A rotina de um clube de futsal é acelerada, dinâmica e exigente e é por conta disso que treinadores, gestores e comissão técnica buscam inúmeras formas de otimizar seus processos, garantindo, principalmente, agilidade na coleta de dados e maior assertividade nos treinos visando resultados ainda melhores.
Foi nessa busca por eficiência que a ACBF encontrou e implementou a Joga. Uma solução completa capaz de integrar todo o trabalho da comissão técnica, garantindo uma coleta de dados prática e uma análise detalhada dos resultados.
"A nossa rotina melhorou em muitos aspectos. Hoje a gente tem um controle bem mais fidedigno em cima de cada atleta, não só da equipe principal, mas também das nossas categorias de base. O aplicativo é muito rápido e fácil de manusear, usamos ele todos os dias para fazer o acompanhamento dos atletas, o controle de carga e nossa programação semanal de atividades, jogos e viagens."
Cristiano Henzel - Fisioterapeuta
Assim como Cristiano, Luiz, que é preparador físico do Sub 20, concorda que os processos se tornaram mais eficientes, desde o acompanhamento dos atletas até a entrega de relatórios para a diretoria da comissão técnica.
“A rotina de trabalho começou a ser mais eficiente, agora temos um melhor acompanhamento do atleta e uma melhor integração entre as partes do trabalho de toda a comissão. Todos conseguem acompanhar como os atletas estão respondendo, assim conseguimos ter um controle administrativo melhor de cada jogador.”
Luiz Filipe Horbach - Preparador Físico
Assim como a maioria dos times brasileiros, a coleta de dados feita pela ACBF era feita de forma manual, o que desprendia tempo e um esforço grande por parte da comissão.
"Antes os dados dos atletas eram coletados em documentos Word, analisados no Excel e apresentados via PowerPoint, isso exigia bastante tempo da comissão técnica, por isso, essa análise acabava demorando e comprometendo a rotina do clube. As vezes, por conta da correria, chegava o final da semana e alguns dados dos atletas ficavam incompletos, dificultando ainda mais o nosso trabalho."
Cristiano Henzel - Fisioterapeuta
“A coleta dos dados era feita de forma manual e passada para uma tabela no Excel. Hoje o processo se tornou muito mais dinâmico porque a coleta é feita pelo aplicativo. Com essa coleta de informações dos atletas, conseguimos ter um histórico bem completo. Além disso, com os relatórios semanais, conseguimos saber qual foi a carga para poder ajustar a nossa programação dentro de cada período. “ Luiz Filipe Horbach - Preparador Físico
App na mão dos atletas e da comissão técnica.
Segundo o fisioterapeuta, Cris, o dia a dia do clube ficou muito mais prático com o aplicativo. O atleta faz download do app no celular pessoal e ele mesmo responde informações cruciais para o planejamento do período. Isso faz com que as informações cheguem muito mais rápido nas mãos da comissão técnica, todos os dados são analisados diariamente, por isso a gente consegue adequar bastante coisa no treino de acordo com as respostas dos atletas.
"Já tivemos casos de atletas que foram afastados do treino pela análise dos dados coletados com a Joga. Também já preservamos atletas de jogos pela análise que fizemos também com aplicativo. O app está nos ajudando muito tanto na rotina de treinos quanto nos jogos da temporada." Cristiano Henzel - Fisioterapeuta
Comunicação com atletas, comissão técnica e diretoria.
A comunicação entre atletas e membros da comissão técnica também melhorou muito. O clube faz avaliações físicas pelo aplicativo e a partir disso, pega o gráfico gerado pelo próprio app e passa para os jogadores para que eles tenham uma noção visual da evolução que vem tendo, do que o clube espera dele e o quão próximo ele está de alcançar o objetivo.
"E nossa comunicação entre os membros da comissão técnica também melhorou 100%. Com o aplicativo no próprio celular qualquer membro, a qualquer momento, pode consultar os dados do atleta e ajustar o que for necessário. Isso ajuda muito, por que muitas vezes a gente não consegue nem conversar pessoalmente com o atleta por conta da correria de treinos e jogos." Cristiano Henzel - Fisioterapeuta
Com a Joga a comunicação se tornou muito mais efetiva e dinâmica, já que hoje todos tem acesso a tudo o que acontece ao mesmo tempo em tempo real. O treinador consegue saber o que foi treinado pelo preparador físico, a carga que foi desempenhada e como os atletas se sentiram. Assim podemos organizar a parte técnica e tática e o preparador físico consegue acompanhar como os atletas estão reagindo durante a semana, equilibrando as as cargas de trabalho para chegar ao fim do período programado da melhor forma possível. Luiz Filipe Horbach - Preparador Físico
Ainda segundo Cristiano, semanalmente a comissão técnica encaminha um relatório para os membros da diretoria. O relatório, que é conectado junto ao aplicativo permite que a diretoria tenha uma excelente visão de como estão sendo feitos os trabalhos, os treinos, a evolução dos atletas e até quem está o quando foi liberado do departamento médico.
"O que antes era feito pelo Excel hoje é muito mais rápido, muito mais fácil, a gente baixa o relatório semanal e encaminha direto para a diretoria, com isso eles ficam por dentro do que está acontecendo durante a semana com a equipe e com cada atleta."
Cristiano Henzel - Fisioterapeuta
A Associação Carlos Barbosa de Futsal mostra seu valor e constância ao longo dos seus 45 anos de existência. O clube acumula uma quantidade impressionante de 400 troféus com titulações dentro e fora do Brasil. Além das conquistas de títulos, o clube possui uma escola com mais de 450 jovens e crianças, com categorias de base e escolinhas de futsal, consolidados não apenas no município de Carlos Barbosa, mas também nos municípios de Salvador do Sul e Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Um clube desta dimensão e impacto não poderia estar aquém da realidade de times que possuem o apoio da tecnologia no seu dia a dia.
Quer conhecer melhor sobre como a Joga pode melhorar seus processos? Solicite uma demonstração.
Veja também:
bottom of page