Análise de desempenho no futebol: mais fácil do que você imagina
- JOGA

- 23 de abr. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de ago.
Análise de desempenho no futebol: mais fácil do que você imagina
O mundo mudou e a tecnologia está presente em quase todos os aspectos da nossa vida. Esportes, como tênis ou futebol americano, estão utilizando soluções tecnológicas já faz algum tempo. Por que seria diferente com o futebol?
Porém, por ser um esporte bem tradicional, o uso da tecnologia no futebol ainda possui alguns entraves. Muitos profissionais resistem às inovações, no entanto, a evolução dos equipamentos está, de uma certa forma, forçando a adaptação. Mesmo que seja de forma tardia em relação aos outros.
Várias inovações aplicadas durante as partidas, como o VAR, igualaram o jogo. O uso dos tablets para acompanhar os dados performáticos de cada jogador coletados por dispositivos GPS é uma amostra de como a tecnologia vai revolucionar o esporte daqui para frente.
Há cada ano que passa, a tendência é você ver a aplicação da análise de desempenho no futebol acontecendo, em tempo real, durante os campeonatos nacionais. Essa é uma tecnologia que veio para ficar e utilizá-la no dia a dia é mais fácil do que você imagina.
Aqui nesse post você vai entender como acrescentar a tecnologia para o futebol na sua vida e pode usufruir da mesma análise de desempenho que os jogadores profissionais.
Análise de desempenho no futebol: mais evoluída do que você imagina
Apesar da coleta de informações sobre o desempenho dos jogadores profissionais não ser exatamente uma novidade no meio, a análise em tempo real, é. E isso exige mais do que apenas acompanhar os dados do GPS e anotar em uma planilha.
Envolve comparar as cargas dos microciclos anteriores, contrapor as distâncias percorridas, as perdas hídricas e os dados subjetivos de cada jogador.
Por isso, algumas iniciativas foram criadas para capturar os dados de forma precisa, interpretar as informações e oferecer insights fundamentais para a tomada de decisão por um custo acessível aos times e jogadores. Assim, é possível democratizar o acesso aos dados, realizar um planejamento a longo prazo e entender por completo o porquê de diversos fatores do jogo.
Uma delas é o aplicativo Joga, voltado para o futebol amador e o Joga Escolas, uma plataforma administrativa e metodológica para escolas de futebol.
Análise de desempenho nas escolas de futebol: mais acessível do que você imagina
Claro que não é apenas de futebol profissional que vive o brasileiro. Afinal, a Joga, uma startup de inteligência e análise de dados performáticos para futebol, surgiu justamente para democratizar o acesso aos dados, realizar um planejamento a longo prazo e entender por completo o porquê de diversos fatores do jogo.
E é exatamente isso que fazemos.
Um exemplo é o aplicativo para atletas do Joga Escolas, uma plataforma que além de auxiliar na experiência digital dos alunos e responsáveis, também ajuda a aprimorar o desempenho dos atletas através de:
Jogos de desempenho cognitivo (tomada de decisão em campo);
Relatórios de avaliações de desempenho;
Históricos de scouting de jogos;
Dados de avaliações físicas;
Auxílio metodológico;
Comunicação transparente com alunos e responsáveis.
E a melhor parte: é bem mais acessível do que parece à primeira vista. O aplicativo Joga oferece a viabilidade de um jogador amador ter acesso às mesmas informações de um profissional. Com seus dados em mãos, é possível tomar decisões em nome de um melhor desempenho dos atletas e do seu projeto.
Conte conosco para revolucionar o futebol brasileiro e isso inclui, principalmente, investir nos nossos craques: como você, gestor, e seus alunos. Afinal, ter em mãos uma das inovação tecnológica para o futebol é o tipo de experiência que te fará sentir como os melhores do mundo. E para nós, se você entra em campo, você é um craque. #wearejoga
A Joga é sua comissão técnica. Entregamos sua avaliação de desempenho no campo, na quadra ou no society. Você tem uma escola de futebol ou pretende ter? Preencha o formulário no site e conheça mais a nossa ferramenta.
Comentários