9c1bb1cfa2074d99af3c3cdbd9b3fecb
top of page

Por que a análise de dados está revolucionando o futebol?

  • Foto do escritor: JOGA
    JOGA
  • 8 de fev. de 2019
  • 2 min de leitura

Se você é um amante do futebol, como imaginamos que seja apenas por estar nesse blog, deve já ter ficado abismado diante de um placar improvável. E ter pensado: “Esse time teve sorte”. Normal. Acreditar cegamente na imprevisibilidade do futebol é o senso comum. Afinal, quantas palavras e expressões existem no futebol para justificar o extraordinário? Deu Zebra? Azarão? É uma caixinha de surpresas? Mas o que aconteceria se dissermos que não existe sorte no futebol? E sim, projeção matemática? O seu mundo ia cair? Bom, fique tranquilo. O futebol é um esporte maravilhoso justamente pela sua imprevisibilidade. Sempre vai existir um fator sorte. Isso nunca vai mudar. O que mudou foram os avanços dos conhecimento, da tecnologia, da análise, coleta e medição de dados performáticos dos jogadores através de GPS. A matemática explica o futebol. E hoje em dia, isso pode ser comprovado numericamente. E mais: os números podem mudar o rumo de uma partida inteira.

Curioso?

Vamos contar um pouco sobre como funciona a análise de dados performáticos no futebol.

Análise de dados performáticos no futebol: O que é isso?

20 de março de 2016. Estádio do Bessa, na cidade do Porto, Portugal. No acréscimo de dois minutos de partida, o Benfica faz um gol em cima do Boavista e ganha o campeonato. Enquanto uns pensaram o tradicional “sorte”, o treinador responsável pela preparação física dos jogadores pensou: “Matemática”.


Acontece em Portugal, na Espanha, na Inglaterra e na Alemanha. A análise de desempenho é uma área consolidada há muitos anos no futebol europeu. A parte boa é que aos poucos, está chegando por aqui também. A figura do analista de desempenho anda despontando nos times. Qual a sua função? Primeiro, observar os quatro momentos do jogo (defesa, ataque, transição ofensiva e defensiva). Depois, analisar os princípios e fundamentos do futebol de forma coletiva e individual e buscar identificar padrões de comportamentos das variações nas equipes adversárias. Essas análises são feitas de duas formas:

Qualitativa:


Quantitativa:


Por que apostar na análise de dados no futebol

Na Europa, os departamentos de análise de desempenho dos clube são mais estruturados do que os que encontramos por aqui. Lá existem três pilares: análise da própria equipe, análise dos adversários e captação de atletas. No futebol de hoje, é essencial que existam profissionais que realizam esse tipo de análise nos clubes. Permite reconhecer as características da sua própria equipe e dos adversários.




Conheça seu inimigo e conheça a si mesmo e em 100 batalhas, nenhuma oferecerá perigo”





Hoje em dia, a análise de dados no futebol ajuda a dissecar uma partida.  






Comments


  • Branca Ícone Instagram
  • facebook

©2025 Joga. Florianópolis - SC - Brasil

bottom of page